Colocando ordem na casa (com seus processos)!

Colocando ordem na casa (com seus processos)!

E ai, vamos falar dos processos da empresa de novo? No último post, falei sobre processos críticos. Agora vamos falar de todos eles.


Sua empresa está faturando bem, mas o lucro não está aparecendo. Parece estar tudo correndo bem, mas não consegue ver o que tem de errado. Pois saiba que o que você pode não estar vendo, é o que não é físico: os processos da sua empresa.


E agora, como vamos resolver isso? Crescer sem planejamento é o motivo de quebra de 50% das empresas nos primeiros 4 anos de vida, conforme pesquisa do SEBRAE. Se a empresa não tem uma organização em todos os seus níveis, acaba implementando o famoso método go horse (vai cavalo). E que precisa ser mudado para uma metodologia de controle mais eficaz.


A teoria é bonita, mas como funciona na prática? Estruturação, organização e cada peça em seu lugar. Quando o empreendedor começa seu pequeno negócio, ele faz tudo: financeiro, operacional, compras, RH, etc. E depois não consegue se desvencilhar dessas atividades, e tende a achar que seus funcionários vão fazer tudo a todo tempo também.


A estruturação de processos da empresa serve para que cada peça aja da melhor forma possível com suas atividades. Seja no financeiro, organizando as contas a pagar, quanto na linha de produção, com todas as etapas programadas para evitar desperdícios.


E como eu sei que meus processos estão errados, Jonathan? Resumindo a resposta, para que não fique extremamente técnico: Se um funcionário faz 2 funções de setores distintos, se há desperdício ou retrabalho, se precisa de mais de 3 conferências, há algo errado!


Mas não se preocupe que não é o fim do mundo! Sentando e mapeando seus processos, organizando cada pingo em cada i, a empresa vai trabalhar melhor e dar melhores resultados.

Deixe sua opinião ou dúvida!