Conhecendo os processos-chave da gestão empresarial

processos chave da gestão empresarial

Em momentos delicados, conhecer os processos chave da gestão empresarial é essencial, ainda mais como a crise gerada pelo COVID-19 em 2020. Muitas empresas nos buscam com a mesma pergunta: Como vou sobreviver?

Com a redução e remodelação empresarial, avaliar as finanças é o início de qualquer processo, seguido de identificar o que a empresa está fazendo frente a crise.

Para exemplificar, vou apresentar em um modelo de gestão fictício, do ramo alimentício (porque tudo fica mais fácil de explicar com comida).
Você tem uma padaria. Quais são os processos críticos do seu negócio? Resumidamente, fazer pão e vender ele, certo?

Na sua padaria, são feitas outras atividades além dos processos chave? Elas geram lucro para empresa ou são elefantes brancos? Isto é, a empresa gasta para realizar essas atividades?
Continuando no exemplo da padaria, leve em conta que além da panificação, são vendidos artigos de minimercado, comprados somente para complementar o café da manhã como café em pó, condimentos, jornais e outros… Até aí, tudo incluso em um modelo de negócio padrão.

Entretanto, se o dono do local resolveu começar a fazer lanches, o que mudou nos processos chave da gestão empresarial da “antiga” padaria?
Com essas implementações o dono já precisou mudar parte de seus processos gerenciais, isto é, contratar um chapista, comprar maquinário e matéria-prima para os novos produtos, considerando estas últimas a uma margem mais alta, pois ainda não tem boa saída dos produtos.

Contudo, o dono criou um elefante dentro da própria empresa e que, normalmente nesses casos, o empresário começa a retirar dinheiro dos processos que geram lucro para alimentar aqueles que dão prejuízo.

Agora, uma empresa que antes era rentável e que pagava todas suas contas em dia está no vermelho e passando dificuldades não só financeiras, mas de gestão de processos do próprio negócio.

E agora José? O que fazer? Jonathan, me ajuda?
Calma! Tudo na vida tem solução. Primeiro precisamos mapear todos os processos da empresa. Depois avalia-se custos e atividades da empresa e por fim, tomamos as decisões estratégicas.

Os processos chave da gestão empresarial

Os processos críticos da empresa, como no exemplo, a panificação, vão ser mantidos? Os novos continuarão ou serão removidos? Tudo isso irá depender do mapeamento e análise dos processos realizada. Muitas vezes precisamos de alguém de fora para ver o que estamos acostumados a “empurrar com a barriga”, certo?

Você já passou por algum momento em que se viu em uma situação similar dentro do seu negócio? Está com dificuldades para mapear seus processos e saber os lucros provenientes de cada uma dessas ações internas? Clique aqui que vamos auxiliar você à ter uma gestão com eficiência máxima.

Ah, e se você curtiu, concorda ou discorda de algum ponto aqui citado, comente para nós abaixo, pois queremos saber a sua opinião!
Até semana que vem com mais dicas de gestão empresarial. ;D

Deixe sua opinião ou dúvida!